Porto Velho recebe primeiro ônibus adaptado para atender pessoas com TEA; veja como vai funcionar

Publicada em 

25 de fevereiro de 2025

às

14h50

Porto Velho recebeu o primeiro ônibus adaptado para atender pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus acompanhantes. O veículo foi entregue pela Prefeitura, na tarde da última sexta-feira (21).

De acordo com a Prefeitura, o novo transporte foi projetado para atender às necessidades sensoriais e de mobilidade de pessoas com TEA. O ônibus conta com uma identidade visual diferenciada e possui recursos como ar-condicionado, elevador para acessibilidade, abafadores de som e Wi-Fi.

g1 preparou um guia, com perguntas e respostas, sobre o funcionamento do serviço na capital rondoniense. Veja abaixo:

  • Como o serviço vai funcionar?

 

Segundo a Prefeitura, o serviço vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e priorizará deslocamentos para consultas médicas, terapias e atividades educacionais.

  • Como se cadastrar?

 

Para se cadastrar, os interessados devem preencher um formulário online por meio da plataforma “PVH Acessibilidade”, ou pessoalmente na sede da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (Semtran).

  • Quais os requisitos para fazer parte do programa?

 

Para ter acesso ao benefício, o cidadão deve cumprir alguns requisitos, como: indicação médica, inscrição no Cadastro Único (Cadúnico) e renda per capita de até meio salário-mínimo ou renda familiar mensal de até três salários-mínimos.

  • Quais os documentos necessários?

 

Após o cadastro inicial, os interessados devem comparecer à Semtran para apresentar documentos como laudo médico atualizado, comprovante de Cadastro Único, RG, CPF e comprovante de residência dos últimos três meses.

A aprovação ou não do cadastro será comunicada em até 5 dias úteis por e-mail ou mensagem de texto.

  • Como fazer o agendamento?

 

Usuários com cadastro ativo podem agendar o serviço pelo site “PVH ACESSIBILIDADE” com no mínimo 24 horas de antecedência, sujeito à disponibilidade de vagas.

Cancelamentos devem ser feitos com no mínimo 24 horas de antecedência na plataforma para permitir que outras pessoas possam utilizar o benefício. Faltas consecutivas ou alternadas resultarão no bloqueio automático de novos agendamentos por 30 dias.

Compartilhe