Proposta de Emenda à Constituição reduz idade de 35 para 30 anos; Eros Biondini (PL) afirma que ideia é incentivar jovens em cargos de liderança
Uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) apresentada pelo deputado federal Eros Biondini (PL) quer reduzir a idade mínima para um candidato concorrer à Presidência da República e para o Senado de 35 para 30 anos. A PEC, se aprovada, pode beneficiar o aliado e colega de partido e de Câmara dos Deputados de Eros, Nikolas Ferreira.
Nikolas faz 30 anos em maio de 2026, ano de eleição presidencial. Com isso, a Proposta o credencia a concorrer à sucessão de Lula (PT) ou a uma das duas vagas ao Senado que estarão em disputa no ano que vem.
De acordo com o texto, a ideia da PEC é promover maior inclusão e participação de jovens na política e em posições de liderança no Brasil.
O texto segue para a Câmara dos Deputados, onde precisa ser aprovado por 171 parlamentares. Se passar, seguirá para a Comissão de Constituição e Justiça e outras comissões antes de tramitar na Câmara, Senado e, se aprovada, para sanção presidencial.
A Proposta de Emenda à Constituição também reduz a idade mínima para cargos como Deputado Federal, Estadual, Prefeito e Vice-Prefeito para 20 anos. Além disso, o texto propõe a redução para 28 anos nos cargos de Governador e Vice-Governador.