Bebidas foram barradas pela Anvisa e foram retiradas dos mercados
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é um dos principais órgãos no que se refere a qualidade dos produtos e controle sanitário, vinculada ao Ministério da Saúde. Hoje vamos falar sobre a proibição da autarquia contra 4 maras de água e refrigerante devido à diarreia e vômito e até mesmo risco de câncer.
Segundo as informações do portal oficial da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, no dia 14 de junho de 2023, a Anvisa determinou o recolhimento de algumas marcas de água. Sendo elas: Carrefour, Qualitá, Attiva e Águas Raras.
Por que foram proibidas?
As bebidas com gás e sem, foram retiradas das prateleiras dos mercados devido a riscos contra a saúde dos consumidores. As empresas utilizam as fontes Bananal e Bananal 1, o que significa uma possível contaminação desses locais.
Mediante o comunicado, a Anvisa, afirma que a medida foi motivada considerando a contaminação pelas bactérias: Coliformes Totais, Escherichia coli e Enterococus em todos os produtos citados. Assim, foi determinada a proibição da distribuição, comercialização e uso, além do recolhimento de todos os lotes dos produtos.
Essas bactérias, quando presentes em níveis elevados em alimentos, indicam contaminação fecal. Dessa forma, podendo causar problemas gastrointestinais, como diarreia, vômitos e cólicas, podendo evoluir para complicações mais sérias em alguns casos.
Por Kelly Araújo