O lançamento da Campanha da Fraternidade de 2025, que tem como tema “Ecologia Integral”, foi realizado na manhã dessa quarta-feira, no auditório da Cúria Metropolitana de Porto Velho, em solenidade presidida pelo arcebispo Dom Roque Paloschi. Na ocasião foi dada publicidade à agenda de gestos concretos que serão postos em prática pela comunidade católica nas regiões pastorais de Porto Velho e de Ariquemes.
Segundo Dom Roque, a sensibilização da classe política para com a pauta da ecologia integral deve ter por base a tomada de consciência pela sociedade de que o desenvolvimento sustentável é responsabilidade de todos. A Campanha da Fraternidade de 2025 tem por base a encíclica Laudato Si, do Papa Francisco, que é inspirado no Cântico das Criaturas, de São Francisco de Assis.
Comentando pontos específicos da agenda de gestos concretos, Dom Roque falou do momento social e político que o país está vivendo, com o resgate da Conferência das Cidades, que tem como tema o desenvolvimento urbano sustentável, uma temática que converge com a da Campanha da Fraternidade. O arcebispo destacou também a integração das ações entre as diversas comunidades eclesiais e entre as dioceses, de forma que, mesmo nos lugares mais longínquos, ninguém fica isolado.
