Comissão para a Liturgia prepara nova versão do Guia Litúrgico-Pastoral e texto para a 62ª Assembleia Geral da CNBB

Publicada em 

28 de março de 2025

às

08h29

A Comissão Episcopal para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou o encontro dos três setores que a compõem com os grupos de reflexão a eles relacionados, entre os dias 21 e 23 de março, no Centro Franciscano de Evangelização e Cultura, em Brasília (DF). As equipes trabalharam a nova versão do Guia Litúrgico-Pastoral da CNBB e o texto de assuntos de liturgia que será apresentado na 62ª Assembleia Geral da Conferência.  

O bispo de Bonfim (BA) e presidente da Comissão para a Liturgia da CNBB, dom Hernaldo Pinto Farias, destacou que o encontro teve como primeiro objetivo fortalecer a integração entre os três setores: Pastoral Litúrgica, Música Litúrgica e Espaço Litúrgico. “É importante o trabalho conjunto, um setor estar ligado ao outro, não tem como dissociar. E aí sempre temos trabalhos conjuntos”, afirmou.  

Assuntos de liturgia no contexto atual 

O texto dos assuntos de liturgia que será entregue aos bispos na 62ª Assembleia Geral da CNBB foi um dos trabalhos em conjunto feito pelos participantes do encontro. O material deve contribuir com a reflexão dos pastores da Igreja no Brasil no contexto no qual foi observado um “‘personalismo identitário’ com critérios alheios ao projeto eclesial, veiculados por pessoas e grupos que atuam como formadores e interferem na forma celebrativa de nossas comunidades”, segundo Luís Felipe Marques, assessor do Setor Pastoral Litúrgica da Comissão. 

Dessa forma, o texto destaca três aspectos que emergem da correlação Liturgia-Igreja, seguindo de perto os princípios do Concílio Vaticano II: a dimensão propriamente eclesial e comunitária de toda celebração do Mistério Pascal; a codependência das quatro constituições conciliares no anúncio, experiência e testemunho do Mistério de Cristo; o lugar do percurso iniciático ao mistério da fé, sobretudo em sua fase introdutória, marcado pelos sacramentos da iniciação à vida cristã: Batismo-Confirmação-Eucaristia.  

Guia Litúrgico-Pastoral  

As equipes de reflexão contribuíram também com a nova versão do Guia Litúrgico-Pastoral, “para que todo o povo batizado e as nossas comunidades possam viver plenamente a ação litúrgica”, sublinhou o frei Luís Felipe. 

Trabalho dos Setores 

O encontro foi ainda oportunidade para que os setores avaliem e planejem os projetos do ano. “Na reunião geral das equipes, avaliou-se os projetos de continuidade com os anos anteriores, como por exemplo, os roteiros homiléticos e o ‘Livro de Preces’ para a liturgia dominical do Ano A e para as liturgias semanas dos anos ímpares e pares”, destacou o frei Felipe.  

Ele adiciona que o tema da formação litúrgica tem sempre voltado à reflexão das equipes, “porém agora avaliou-se os muitos cursos oferecidos e passou-se a se perguntar sobre o alinhamento com o compromisso eclesial do Brasil e a comunhão com os bispos”. 

No âmbito do Setor Espaço Litúrgico, esse momento foi oportunidade para finalizar a programação do 15º Encontro Nacional de Arquitetura e Arte Sacra. O evento está marcado para 2 a 6 de junho, no Centro Pastoral Dom Fernando, em Goiânia (GO). O tema será “Espaço Litúrgico e Piedade Popular”. 

Além de dom Hernaldo e do frei Luís Felipe Marques, participaram da reunião dom José Benedito Cardoso, bispo de Catanduva (SP) e membro da Comissão para Liturgia, os assessores do Setor Espaço Litúrgico, Raquel Schneider, e do Setor Música Litúrgica, padre Jair Oliveira Costa, e parte dos membros das equipes de reflexão dos três setores.  

Compartilhe