Homem passa 40 anos construindo casa subterrânea em caverna para fugir do calor

Publicada em 

20 de março de 2024

às

17h45

Imigrante italiano se mudou para Califórnia e decidiu construir moradia a 6 metros abaixo do solo contra o calor

Baldassare Forestiere, um imigrante italiano que foi morar na Califórnia (EUA), resolveu executar um plano incomum para suportar o calor onde mora. Ele construiu sua casa em uma caverna a 6 metros abaixo do solo e que demorou incríveis 40 anos para ser concluída.

Solução para escapar do calor

Incomodado com o calor da Califórnia, o imigrante recém-chegado na nova cidade resolveu executar o plano. Baldassare, então, começou a cavar um porão, 6 metros abaixo do solo para buscar refúgio, descobrindo novas utilidades de morar.

Além das temperaturas mais amenas, o imigrante conseguiu plantar frutas cítricas, algo que não havia conseguido devido a qualidade do solo na cidade.

“Com ferramentas agrícolas simples (uma picareta, uma pá e um carrinho de mão), o jovem imigrante cavou, lascou e esculpiu a implacável terra dura durante 40 anos, tudo em seu tempo livre”, conta o site do local, Forestiere Underground Gardens.

Após cerca de 20 anos de escavação e agricultura subterrânea, Baldassare conseguiu dinheiro suficiente para largar o seu trabalho. As vinhas e árvores frutíferas que ele plantou se beneficiaram das temperaturas mais frias do subsolo e cresceram.

Baldassare ainda tinha planos de abrir um resort subterrâneo para os visitantes se refrescarem no verão, mas morreu antes de concluir seus desejos. Atualmente, o local é administrado por sua família e aberto à visitação do público.

Sem qualquer formação em arquitetura, Baldassare conseguiu construir arcos de apoio, inspirados nas antigas catacumbas de Roma, na Itália. Ele usou uma mistura de argamassa com a terra que cavou para criar o seu próprio concreto e tijolos – Wikimedia/Carol M. Highsmith
Ao longo de 40 anos, Balssare escavou um oásis subterrâneo com mais de dez acres de salas, túneis, pátios, grutas e jardins para fazer experiências com a agricultura subterrânea – Flickr/Scott Harrison/ Creative Commons
No local da construção, ficava a sua casa com cozinha, banheiro, sala de estar, jantar e dois quartos – Flickr/Scott Harrison/Creative Commons
Nas áreas onde desejava um resfriamento mais natural, ele criou claraboias em formato de cone a fim de empurrar o ar quente para fora e sugar o ar frio para baixo. Apesar de continuar a trabalhar durante o dia, Baldassare conseguiu concluir cerca de 50 salas subterrâneas até a década de 1920 – Flickr/Scott Harrison/Creative Commons
Baldassare conseguiu concluir cerca de 50 salas subterrâneas até a década de 1920 – Wikimedia/Levi Clancy
Uma série de aberturas em toda casa permite a entrada de luz e deixava o ambiente mais arejado – Wikimedia/Levi Clancy
Com a morte de Balssare, a sua casa subterrânea segue aberta para visitações do público – Wikimedia/Levi Clacy

 

Com informações da revista Casa e Jardim

Compartilhe