Um palete de cerca de 2,6 toneladas carregando baterias esteve orbitando a Terra durante os últimos três anos e agora deve adentrar a atmosfera terrestre. O objeto foi lançado pela Estação Espacial Internacional (ISS) e sua entrada ardente deverá acontecer entre os dias 8 e 9 de março.
- O Exposed Pallet 9 (EP9) foi descartado pela ISS no dia 21 de março de 2021;
- Na época, ele era o objeto mais massivo “lançado ao mar” pela plataforma;
- Quando foi liberado, a previsão era de ele queimaria na atmosfera terrestre entre dois a quatro anos.
O descarte de objetos e equipamentos usados ou que não são mais necessários na Estação Espacial Internacional é uma prática comum, visto que eles queimam ao adentrar a atmosfera da Terra, e é isso que vai acontecer agora com o EP9.
Reentrada do objeto na atmosfera
Antes da sua reentrada na atmosfera, o Escritório Federal de Proteção Civil e Ajuda em Desastres do Centro Nacional de Alerta 1 em Bonn, Alemanha, divulgou uma nota falando sobre o evento.
“Entre o meio-dia de 8 de março e o meio-dia de 9 de março, espera-se que um objeto espacial maior entre novamente na atmosfera da Terra e possivelmente se fragmente. O objeto são baterias da Estação Espacial Internacional (ISS). Fenômenos luminosos ou a percepção de um estrondo sônico são possíveis”.
Ainda no comunicado foi apontado que a probabilidade dos detritos atingirem a Alemanha é muito baixa e um mapa mostra os possíveis locais onde o objeto irá adentrar na atmosfera.
De acordo com uma postagem no X, o astrônomo Jonathan McDowell, do Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics, a bateria deve reentrar na atmosfera entre as 9h30 deste dia 8 de março e às 5h30 do dia 9.
O objeto foi lançado em direção a ISS a bordo do HTV-9 do Japão (Kountori 9) carregando seis unidades de substituição orbital (ORUs) de baterias de íons de lítio. Elas foram enviadas para substituir as baterias de níquel-hidrogênio que existiam na ISS. No entanto, agora a jornada do palete carregando baterias velhas pelo espaço terminou.
Por Mateus Dias