Feriado de Tiradentes será marcado por mais ação de difusão cultural dirigida por Edson Lustosa
Levar a música erudita aonde o povo está. É com esse propósito que o produtor cultural Edson Lustosa traz ao público de Porto Velho o Projeto Sol Nascente, que terá sua primeira audição no final da tarde do feriado de 21 de abril, no Espaço Alternativo de Porto Velho. O evento de estreia tem como convidado especial o compositor e instrumentista Anderson Benvindo, que apresentará a peça Igapós.
Lustosa destaca a importância de se inaugurar o projeto com uma obra que, além de ser de um compositor de Porto Velho, tem temática regional. “Isso evidencia que a música erudita está mais próxima de nós do que imaginamos”, afirma o criador do projeto Sol Nascente. Segundo ele o que precisa é que agentes políticos e gestores públicos decidam contribuir para elevar o nível do que é ofertado ao público em Porto Velho.
“Não se trata de gosto pessoal, qualquer pessoa com um mínimo de inteligência e a autoestima acima de zero gosta do que é bom, independente de estilo”, afirma Edson Lustosa. E acrescenta: “É inconteste que, quanto mais alguém se eleva, maior é seu campo de visão; e a música erudita conduz a essa elevação, permitindo que as pessoas enxerguem melhor toda a riqueza do panorama musical, com suas expressões as mais diversas”.
Além de Igapós, com Anderson Benvindo, o projeto Sol Nascente trará ao palco o violonista Juan Gabriel, que apresentará peça de autoria de Heitor Villa Lobos, intitulada Mazurka-Choro, que constitui o primeiro dos cinco movimentos da Suíte Popular Brasileira. A obra para violão solo foi publicada pela primeira vez em 1955, há exatos 70 anos.