Projeto Sol Nascente é uma nova luz na cultura musical de Rondônia
Favorecer o contato do povo rondoniense com os grandes compositores eruditos de todas as épocas estilos. É com esse propósito que o Festival Rondônia de Música (Rondofest) apoia e promove neste 21 de abril o lançamento do Projeto Sol Nascente. Uma audição coletiva, com apresentações de canto, sopro e cordas, será realizada em praça pública, reunindo profissionais e estudantes de música.
A iniciativa é do jornalista Edson Lustosa, presidente do Centro de Estudos e Pesquisas de Direito e Justiça (CEP-DJ), organização que está desenvolvendo o projeto Registro Cultural, que tem como fase seletiva o Rondofest e visa a apoiar intérpretes e compositores no registro, proteção, defesa e gestão de seus direitos.
Segundo Lustosa, este lançamento público do Projeto Sol Nascente será também a oportunidade de agregar músicos e grupos musicais que caminharão juntos na programação que será desenvolvida. Contatos podem ser feitos pelo WhatsApp 69 984732341. Para essa nova empreitada, em prol da cultura musical, o CEP-DJ está unindo forças com a Associação Cultural Amigos da Leitura e o Instituto de Desenvolvimento Equitativo e Sustentabilidade das Cidades (Idesc).
RONDOFEST
Em sua primeira eliminatória, no último dia 30, o Rondofest contou com 24 participantes, todos de excelente nível, e compôs uma banca avaliadora com docentes da mais alta qualificação. O projeto Registro Cultural é fomentado pela Fundação Cultural do Estado de Rondônia, com recursos oriundos de emenda parlamentar de autoria do deputado estadual Alan Queiroz.
A vencedora da primeira eliminatória na categoria intepretação foi Natália Rosa, que cantou a música Halo, escrita por Ryan Tedder, vocalista da banda OneRepublic, em conjunto com E. Kidd Bogart e Beyoncé. Na categoria composição, o vencedor foi Zeno Germano, com a música “Dois de nós”.
O festival, que teve sua abertura no teatro Guaporé, terá as demais eliminatórias em espaços públicos, como o Campo do Três e Meio, na Zona Sul, neste sábado, 12 de abril, seguido do Espaço Alternativo no dia 20 e a Praça do Esperança no dia 26. A final está prevista para o dia 14 de junho, no teatro Palácio das Artes.